Oradores

Doutor Luís M. Correia

Luís M. Correia nasceu em Portimão, em 1958. Obteve o Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico em 1991, onde é atualmente Professor na área de Telecomunicações, desenvolvendo atividade na área das comunicações móveis e sem fios. É ainda Investigador Coordenador do INOV-INESC. Tem também feito consultoria para operadores de comunicações móveis em Portugal, além da ANACOM e de outras instituições públicas e privadas. Para além da coordenação de projetos a nível nacional, tem participado em projetos Europeus dos programas RACE, ACTS, IST, ICT e COST (num total de 29 até ao momento), onde também realizou avaliações e auditorias, tendo coordenado 3 e exercido liderança a vários níveis em muitos outros. Tem orientado estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento (mais de 160), e publicou mais de 370 comunicações em conferências e artigos em revistas nacionais e internacionais, para as quais tem sido também avaliador, editor e membro de comité científico, para além de ter editado 6 livros. Foi o delegado Português ao Comité Técnico do COST. Foi o Presidente do Comité Técnico de várias conferências, nacionais e internacionais. Fez parte do Expert Advisory Group bem como do Steering Board da plataforma tecnológica europeia Net!Works, e foi o coordenador do Grupo de Trabalho sobre Aplicações. Foi recentemente eleito para a associação europeia 5G Infrastructure PPP. É o Coordenador das atividades da IEEE/ComSoc em Portugal.

Eng. Manuel Oliveira

Manuel São Miguel de Oliveira, Engenheiro Eletrotécnico pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa no ramo Energia  e Sistemas de Potência com graduação em gestão estratégica pela USW em Colónia, Alemanha, atualmente Adjunto do Conselho de Administração da EDP Distribuição – Energia, S.A. responsável pela Gestão de Operações do Projeto InovGrid, tendo sido vogal do Conselho de Administração do InovGrid, ACE, entidade que promoveu a primeira implantação de redes elétricas inteligentes em Portugal. Em 2008 foi membro das Diretorias Executivas das empresas Bandeirante (em São Paulo), ESCELSA (no Espírito Santo) e ENERSUL (no Mato Grosso do Sul), distribuidoras detidas pela EDP no Brasil, tendo anteriormente sido Diretor do Planeamento de Rede e Diretor de Serviços de Rede Sul na EDP Distribuição, fase em que foi membro do Steering Committee da LWA (Live Working Association) e presidiu à CTE 78, bem como Diretor dos então Centros de Distribuição de Lisboa e Oeste. Passou também pela Inspeção Geral da EDP e foi assistente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Eng. David Macário

David Macário obteve a licenciatura e mestrado pré-Bolonha em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro. Atualmente, é um Engenheiro de Eletrónica sénior na ISA Intelligent Sensing Anywhere, Team Leader e Technical Manager do grupo de engenharia que trabalha no desenvolvimento de sistemas de telemetria e instrumentação para aplicações de petróleo e gás e gestão de energia. Anteriormente trabalhou na Petrotec Inovação e Indústria SA, como especialista em sistemas de recuperação de vapor, onde teve a oportunidade de desenvolver, certificar e participar na industrialização de novos produtos, como sensores e controladores, para aplicações de petróleo e gás. Também tem experiência como investigador em organizações científicas na área de instrumentação e de radiofrequência, mantendo relações com a contribuição em vários projetos de investigação. As suas aptidões são a flexibilidade, criatividade, trabalhar em equipa para resolver problemas de engenharia multidisciplinares, o desenvolvimento de soluções robustas e eficientes, trabalhar com novas ferramentas e abordagens, orientação para a aplicação prática do conhecimento, o aumento da eficiência e qualidade dos produtos. Especialidades: eletrónica analógica, eletrónica digital e de microprocessadores, controlo automático, sensores e instrumentação, radiofrequência, programação, sistemas hidráulicos, mecânicos, físicos e gestão técnica.

Eng. Abel Mendes

Abel Mendes licenciou-se em 2000 pela Universidade de Coimbra, no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no ramo de Automação e Robótica, tendo posteriormente obtido o grau de mestre na mesma universidade. Após uma pequena experiência no desenvolvimento de sistemas de controlo distribuído para a indústria de rações para animais, o percurso profissional tem sido orientado para projetos de desenvolvimento tecnológico, com enfoque principal nas áreas espacial e aeronáutica, sendo desde 2006 o responsável pelo departamento de sistemas e controlo da empresa Active Space Technologies.

Eng. António Amaral

António Amaral é licenciado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas de Energia pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Tem mais de 25 anos de experiência na indústria:

Direção Fabril e/ou Comercial

  • Fabricação de motores elétricos e equipamentos eletromecânicos – EFACEC;
  • Fabricação de Redutores – EFACEC;
  • Fabricação de Máquinas Elevadoras – EFACEC;
  • Fabricação de Circuitos Indutivos – EFACEC-ALSTHOM;
  • Reparação de máquinas rotativas – EFACEC;
  • Comercialização de grupos geradores eletrogéneos – GRUPEL;
  • Comercialização de motores elétricos, redutores, VEV, SS e soluções dedicadas ao cliente – EFACEC e WEG.