Oradores

Doutor José Basílio Simões

  • José Basílio Simões, 48 anos, é licenciado em Engenharia Física e doutorado em Física Tecnológica pela Universidade de Coimbra onde é atualmente Professor Convidado com a responsabilidade pela disciplina de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.
  • Foi um dos fundadores da ISA ‑ Intelligent Sensing Anywhre, S. A., empresa de base tecnológica pioneira na Internet das Coisas e que este ano completa 25 anos. A ISA é líder em soluções de telemetria e gestão remota aplicadas às áreas da Energia, Ambiente e Sustentabilidade e à Saúde, constituindo hoje um grupo com mais de 100 colaboradores e mais de 100.000 equipamentos instalados nos 5 continentes, tendo-se tornado em 2012 a primeira empresa portuguesa admitida à Bolsa das PMEs, NYSE Alternext Lisbon.
  • Exerce igualmente atividade como Business Angel, sendo coordenador do Clube de Business Angels do Centro e responsável por vários fundos de investimento em startups tecnológicas;
  • Nos seus 25 anos de carreira profissional exerceu vários cargos diretivos em associações empresariais como a Câmara de Comércio e Indústria do Centro CEC/CCIC, o Clube de Empresários de Coimbra e o Núcleo do Centro da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.
  • Na sua atividade universitária e de investigação científica foi responsável pela regência de disciplinas nas áreas da Física, da Electrónica, da Instrumentação e Processamento Digital de Sinal, tendo dirigido mais de uma dezena de projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico nacionais e internacionais. É autor de várias patentes e de dezenas de publicações em revistas internacionais e comunicações em congressos científicos. Foi ainda perito avaliador da Agência de Inovação, do IAPMEI, da Academia i-Techpartner e da Comissão Europeia na área dos embedded systems e da eficiência energética.
  • Recebeu vários prémios e distinções entre as quais o Innovation Award na Metering Europe 2006, uma Menção Honrosa no IV Prémio INSEAD de Entrepreneurship 2009/2010 e o Innovative Product of the Year 2009 pela COTEC Portugal.

Engenheiro Diogo Caracinha

  •  Atualmente trabalha como Engenheiro na Sagitron – Sociedade geral de importações electrónicas. Fornece apoio técnico aos clientes que desenvolvem aplicações com microcontroladores (PIC, ARM, 8051), circuitos Rádio (ISM bands, 169MHz, 433MHz, 868MHz, 2.4GHz), comunicações Power Line, GSM/GPRS, 3G, 4G/LTE, RFID e NFC, aplicações gráficas (touchscreen displays), Embedded USB, Embedded TCP/IP.
  • Projetista de sistemas com microcontroladores PIC, 8051, Embedded USB, TCP/IP e aplicações gráficas (touchscreen display), FPGAs e CPLDs.
  • Ocupou cargos de Engenheiro de projeto de circuitos analógicos na MIPSABG Chipidea e Chipidea Microelectonic.
  • Engenheiro electrónico no INESC-ID de Lisboa, para o  projeto de  Information Systems and Data acquisition for ATLAS/CERN.
  • Licenciado em Engenharia Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Doutora Cristina Barros

  • Consultora e formadora em projetos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (I&DT+I) e de engenharia em controlo estatístico do processo, Lean e 6 Sigma.
  • Professora Especialista em Engenharia e Gestão Industrial do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), onde coordena a unidade de Formação de Executivos e as pós-graduações em 6 Sigma e Auditores de HACCP.
  • Certificada em Six Sigma Black Belt pela American Society for Quality desde 2007.
  • Presidente do conselho de administração da Incubadora de Empresas D. Dinis em Leiria que apoia o desenvolvimento de ideias de negócio.
  • Sócia fundadora e gerente de três PME, Sinmetro (ww.sinmetro.pt), Aferymed (www.aferymed.pt) e GUGGA (www.gugga.net).
  • Licenciada em Engenharia Química, Mestre em Instrumentação, Manutenção Industrial e Qualidade e completou com sucesso o curso PAGE – Programa Avançado de Gestão de Executivos da Universidade Católica Portuguesa.
  • Organizadora de eventos TEDx
  • Mãe de 3 filhos e adora trail running

Doutor Carlos Moreira

  • Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Novembro de 2008.
  • Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, Ramo de Sistemas de Energia, pela Faculdade de Enge­nharia da Uni­versidade do Porto, em Julho de 2003.
  • Está ligado à Unidade de Sistemas de Energia do INESC Porto desde 2003, sendo responsável pela Área de Redes Inteligentes desde Março de 2010. Desde Fevereiro de 2009 é professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da Faculdade de Enge­nharia da Uni­versidade do Porto. Tem participado em diversos projetos de investigação e desenvolvimento na área do smart metering e da integração de produção distribuída, micro-geração e veículos elétricos nas redes elétricas, onde se destacam os projetos Europeus “MICROGRIDS” (2003-20005), “MORE MICROGRIDS” (2006-2009) e “MERGE” (2010-2011). A nível nacional, integrou a equipa do INESC Porto responsável pelo desenvolvimento dos projetos INOVGRID e REIVE. Atualmente participa ativamente no projeto europeu “SENSIBLE”, envolvendo a integração em larga escala de dispositivos de armazenamento de energia nas redes de baixa tensão. É ainda responsável pela equipa de investigação do projeto europeu “HYPERBOLE”, relacionado com a integração da centrais hidroelétricas equipadas com geradores de velocidade variável nos sistemas elétricos.

Doutor Marco Arroz

  • Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos no Instituto para o Desenvolvimento e Gestão Empresarial (INDEG/ISCTE – BUSINESS SCHOOL)
  • Licenciatura em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE)
  • Msearch, Manager Engineering & Technologies, desde Julho 2014 – Responsável pelo recrutamento na área de Engenharia, de Construção e de Logística em funções de Middle e Top Management. Análise e estudo do sector, prospecção comercial, elaboração e negociação de propostas, assim como acompanhamento de todo o processo de recrutamento.
  • Hays, Senior Consultant Engineering & Construction, de Junho 2007 a Junho 2014 – Responsável pela identificação e recrutamento de profissionais dos vários ramos de Engenharia, de Construção e de Logística. Análise e estudo do sector, prospecção comercial, elaboração e negociação de propostas, assim como acompanhamento de todo o processo de recrutamento.
  • Cefosap, Técnico de Reconhecimento de Competências, de Março 2003 a Abril 2007 – Responsável por diferentes funções como a divulgação de projectos, a realização de entrevistas individuais e em grupo, o planeamento de sessões de balanço de competências, a gestão e acompanhamento da intervenção dos formadores e a realização de procedimentos inerentes ao processo gestão de todo o back-office de suporte (realização de contratos, follow-up, relatórios e contactos com o exterior).

Engenheiro Francisco Marques

  • Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores / Ramo de Automação, Controlo e Instrumentação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
  • Atualmente trabalha com Director Comercial na EST – Empresa Serviços Técnicos, S.A. em Leiria. Onde também já ocupou o cargo de Engenheiro de Automação e Sistemas, responsável pelo Departamento de Instrumentação e programador do Departamento de Automação e Sistemas.
  •  Anteriormente ocupou o cargo de Engenheiro de Operações na EFACEC – Sistemas de Eletrónica S.A.na Maia, tendo sido responsável pelo projecto, planeamento e ensaios do sistema SCADA do Metro do Porto, nomeadamente Unidades Remotas de Telecontrolo para Subestações de Tracção, Estações Subterrâneas, Estações Superfície e Passagens de Nível.
  •  Entre 1995 e 1997 trabalhou como Engenheiro de Projectos na empresa MANUEL ANTUNES MACHADO em Leiria, como responsável na área de desenvolvimento de projectos de automação industrial, utilizando computadores industriais, sistemas de posicionamento e corte por medida.

Engenheiro Gonçalo Gil Mata

  • Gonçalo Gil Mata é Partner da MIND4TIME – Excellence Training & Coaching, uma empresa dedicada à investigação, desenvolvimento e implementação de práticas de excelência e alta performance.
  • Em 2007 realizou o projeto BUENAYORK, que deu origem ao livro com o mesmo nome, onde atravessou o continente americano de moto, a solo, partindo de Buenos Aires até Nova Iorque. Levou 7 meses a percorrer os 40.000 km da aventura, atravessando 15 países.
  • Especializou-­‐se então em Performance Organizacional, Produtividade Pessoal e Interpessoal, Comunicação, Liderança e Psicologia Motivacional, tendo criado a MIND4TIME. Atualmente é Executive Coach certificado pela European Coaching Association, acumula certificações avançadas em Business, Life e Team Coaching, tendo treinado pessoalmente com nomes de relevo mundial como Robert Dilts, David Allen, Joseph O’Connor e Michael Neill, entre outros.
  • Orador convidado em múltiplos eventos motivacionais, colabora ainda com várias escolas de negócios, integrando atualmente a equipa de Leadership Stream do Lisbon MBA, na Universidade Católica Portuguesa. Encontra‐se