Oradores

Alexandre Vieira – Tekever 

Tendo terminado o ensino secundário em Ciências e Tecnologias, ingressou na academia de verão da ESTG onde teve a oportunidade de conhecer alguns professores, laboratórios, e mais importante, onde se familiarizou com os temas principais a abordar no curso que viria a frequentar: Engenharia Electrotécnica.

Durante os 3 anos seguintes fez a sua licenciatura, especializando-me no ramo de Electrónica e Telecomunicações, tendo também feito parte do Clube de Robótica, participado em várias formações promovidas pela instituição, e ainda aluno bolseiro na área de codificação de imagem no último ano.

Querendo alargar a sua formação académica e pessoal, mudou-se para Lisboa onde frequentou o Mestrado na mesma área no IST-Lisboa, especializando-me nos ramos de Electrónica, Computadores e Inteligência Artificial.

Iniciou a sua actividade profissional em 2017 na empresa Tekever Autonomous Systems, onde se encontra actualmente a desempenhar funções no domínio do desenvolvimento e teste de aviónica, bem como de firmware para sistemas de controlo de potência e comunicação nos vários módulos constituintes dos seus productos.

 

Jorge Maia – i2DP – Engenharia 

Jorge Manuel Carlos Maia, Engenheiro Técnico Eletrotécnico, nasceu no ano de 1977, sendo natural de Bombarral, reside em Leiria desde 1996, tendo obtido o grau de bacharelato na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria no ramo de automação e energia.

Trabalhou durante 5 anos como engenheiro de processo no sector da cerâmica estrutural, organizou, geriu, planeou, chefiou e supervisionou operações de manutenção industrial, tendo especializado-se em automação industrial.

Em 2003 fundou a i2DP – Engenharia, Lda empresa onde ainda hoje desenvolve a sua atividade profissional como responsável técnico de projeto, nas áreas de eletrotécnia, telecomunicações, climatização, gases combustíveis e segurança contra riscos de incêndio.

É membro efectivo da Ordem dos Engenheiros Técnicos.

 

Carlos Coutinho Phoenix Contact                                 

Carlos José Marques Coutinho, 47 anos, Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico em 1995. Gestor de Produto da Phoenix Contact desde 1997 e Diretor e Marketing desde 2003. A seu cargo têm estado das famílias de produtos de automação, de interface e de proteção elétrica industrial, sendo as principais atividades a formação, a promoção e assistência técnica. Entre outros projetos, impulsionou o programa Edunet em Portugal, sendo a ESTG a primeira academia. 

 

Alberto Rolo AGIX                       

Alberto Gil e Sá Rolo, concluiu Licenciatura em Design Industrial em 2005 na Escola Superior de Arte e Design – IPLeiria, onde recebeu bolsa de mérito e efetuou Erasmus na Nottingham Trent University.

 

Concluída a licenciatura trabalhou durante 10 anos em vários projetos ligados à indústria dos moldes, injeção de plásticos e borracha. 
Durante este período o interesse pelas áreas de robótica e automação levaram-no a iniciar Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica na Escola Superior de Tecnologia e Gestão – IPLeiria, que concluiu em 2011.
 
Em 2014 tornou-se sócio fundador e diretor da AGIX, empresa criada com o objetivo de desenvolver soluções de automatização e otimização da produção recorrendo a automação, robótica, visão artificial, sistemas eletromecânicos e software desenvolvidos por medida.
 
 
 

João Azevedo Veniam                                                               

João Azevedo, concluiu Mestrado em 2014 na Universidade de Aveiro, tendo ainda realizado um programa de Erasmus na Roménia. Em 2010 inicia-se como voluntário no IEEE.

Entrou em 2014 na Platform Team responsável pelo desenvolvimento de vOS, o sistema operativo utilizado pela Veniam NetRider. Trabalhou em diversas aplicações que vão desde o monitorizamento do sistema de gestão, à gestão de redes de sensores. Gestão de uma parceria com uma network de veículos da cidade do Porto. 

Em 2016 ruma a Singapura, onde interage diariamente com a gestão de redes de veículos, colabora também com o departamento de Vendas e Operações na recolha de requisitos, trabalhando na sua solução e desenvolvimento.